Pesquisa do Inep mostra situação do aluno no País em 2022 ante o período antes da pandemia
Pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), intitulada Censo Escolar da Educação Básica, que mostra a situação do aluno brasileiro, revela queda nos números de aprovados dos ensinos fundamental e médio em 2022 se comparado com 2021, em todas as etapas.
A taxa de aprovação no ensino fundamental da rede pública, do 1º ao 5º ano, período que compreende os anos iniciais de aprendizagem, em 2022 foi de 4,2%, caindo para 95,3%, ante 97,3% registrados em 2021. Mesmo com a redução nos dois últimos anos, o indicador permanece acima do observado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Nas instituições de ensino particulares esse número chegou a 99,1% de aprovados em 2022, permanecendo estável em relação à edição de 2021 e acima da verificada em 2019, que foi de 98,8%.
O Ministério da Educação informa em seu site que os abandonos registraram 1,5% na rede pública, acima de 2019, que havia ficado em 0,6%. Na rede privada, o resultado das reprovações oscilou de 0,7% para 0,8%, e de abandono de 0,2% para 0,1%.
Em 2022, as taxas de reprovação e abandono na rede pública foram de 4,2% e 0,5%, respectivamente. Os percentuais também estão próximos dos verificados em 2019, quando alcançavam 5,1% e 0,6% dos alunos, respectivamente. Na rede privada, o resultado das reprovações oscilou de 0,7% para 0,8%, e de abandono de 0,2% para 0,1%.
Em relação aos anos finais do fundamental, que engloba do 6º ao 9º ano, os números das aprovações caíram para 91% se comparados a 2021, que havia apresentado 95,2%, ainda assim acima de 2020, com 97,7% e bem maior que o índice de 2019, de 88,6%.
Na rede privada, apesar da queda de 0,4% no último ano, a taxa passou de 98,6% em 2021, para 98,2% em 2022, mas segue superior à observada em 2019 (97,1%).
“Apesar do aumento verificado nos dois últimos anos nas taxas de reprovação dos anos finais nas redes pública e privada, chegando respectivamente a 6,8% e 1,7% em 2022, ambas seguem abaixo do patamar observado em 2019 (9,2% e 2,7%, respectivamente). A taxa de abandono dos anos finais em 2022 foi de 2,2% na rede pública e de 0,1% e na rede privada, o que representa estabilidade se a compararmos com a do ano anterior”, informa o ministério.
ENSINO MÉDIO
A taxa de aprovação da rede pública relacionada ao ensino médio apresentou pico em 2020, ano inicial da pandemia, com 94,4%. Em 2021 ela caiu a 89,8%, enquanto em 2022 ficou em 85,1%, percentual próximo aos 84,7% registrados em 2019, antes da pandemia.
Na rede privada houve similaridade entre as taxas de aprovação, mas com patamar mais alto, segundo o Inep. Apesar do aumento de reprovados no nível médio nos dois últimos anos, os índices permanecem abaixo do observado em 2019. No entanto, explica o Inep, “a taxa de abandono do ensino médio na rede pública alcançou 6,5% em 2022, valor acima do observado em 2019”. A taxa ficou em 0,7% na rede privada, e o abandono apresentou 0,5%.
O Inep informa que essa segunda etapa do Censo trata do rendimento e movimento escolar dos estudantes declarados na primeira fase da pesquisa. Nessa segunda fase também são reunidas as informações como percentual de aprovados e reprovados, e de estudantes que abandonaram a escola, tiveram efetivada a transferência ou morreram antes da conclusão dos estudos do ano letivo de 2022.