Ao longo dos últimos anos, o desenvolvimento de cidades inteligentes tem sido motivo de assunto a respeito de modernidade e desenvolvimento urbano. Estamos assistindo a erradicação de sistemas urbanos antigos, deficitários em termos de gerar uma economia de energia, melhoria da qualidade de vida, bem-estar e segurança para as pessoas que habitam tais espaços.
O Que é uma Cidade Inteligente?
Uma cidade inteligente é definida como um âmbito urbano no qual redes modernizadas, dispositivos inteligentes, sensores e mecanismos autênticos são aplicados para otimizar o serviço e a experiência de seus habitantes. É importante frisar que uma cidade inteligente não é necessariamente um espaço ultramoderno, mas sim, um local instituído e preparado para integrar ferramentas tecnológicas com o objetivo de conceder melhores serviços de transporte, tecnologia, educação, governança, alocação de recursos, entre outros.
Desenvolvimentos Recentes e Implicações
Atualmente, muitas cidades ao redor do mundo estão buscando adotar tecnologias usuais para desenvolver cenários urbanos inteligentes. Por exemplo, a cidade de Xangai adotou sistemas de vigilância e reconhecimento de imagens e facial com o objetivo de esquematizar o monitoramento de tráfego urbano e assim, otimizar o tráfego de veículos e pedestres. Mais um exemplo é a cidade londrina, a qual rede de transporte foi desenvolvida para que cidadãos possam alcançar residências e serviços por meio de meios alternativos ao uso de veículos; um projeto que vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável para aquele que é considerado o maior centro urbano da Europa.
Perspectivas Futuras
As perspectivas futuras são grandes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Estão envolvidos em projetos para melhores serviços públicos, aprimoramentos da segurança da população e qualidade de vida nas cidades, como dispositivos capazes de prever desastres naturais e tragédias. Além disso, também são esperados melhoramentos para o setor de saúde com implementações de AI na construção de aplicativos de monitoramento e outras plataformas, contribuindo assim para a otimização em diversos setores públicos e urbanos.
Com a combinação de tecnologias inteligentes, sensores e instrumentos ultramodernos, as projeções futuras para as cidades inteligentes conferem um status de luxo ao desenvolvimento das cidades por meio das aptidões e melhoramentos nas áreas de educação, transporte, segurança pública e saúde. Acompanhe mais informações a respeito deste assunto e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para acompanhar nossas atualizações!