O desenvolvimento da tecnologia de informação e comunicação (TIC) nos últimos anos tem possibilitado novos avanços em diversos campos da atualidade. Nesta linha, o uso dessa tecnologia vem contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, entendidas como aquelas que exploram recursos modernos para melhorar os serviços ofertados às suas populações.
Os Serviços nas Cidades Inteligentes
Através da utilização de diversos recursos tecnológicos, como redes de sensores, sistemas computacionais e Big Data, as cidades inteligentes exploram maneiras de realizar um monitoramento abrangente de seus ambientes. Assim, existe a possibilidade de dar suporte à Investigação Criminal, identificar problemas urbanos, verificar pontos cegos no transporte, controlar desmatamentos, além de várias outras funções.
Novas Possibilidades
Assim, com o uso crescente destas tecnologias, as cidades inteligentes possibilitam diversas outras oportunidades de desenvolvimento. Por exemplo, projetos de Geo Crowdsourcing permitem que os cidadãos colaborem para tornar os espaços urbanos mais seguros e acessíveis. Além disso, projetos de aplicativos facilitam a identificação de interações comunitárias na cidade, otimizando recursos financeiros da administração municipal.
Cidades Inteligentes: Futuro Próximo
Como consequência, a cidade inteligente representa um grande avanço na forma de administrar os recursos e serviços do município. Por tanto, a consolidação desse tipo de recurso reafirma a tendência de cidades mais modernas, conectadas e dinâmicas.
Acompanhe aqui as mais recentes novidades sobre o assunto e inscreva-se já em nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos informativos.